Mundo virtual por gestos
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Mundo virtual por gestos
O virtual nos salta aos olhos e a interação homem-máquina começa a escrever uma nova história com as novidades da tecnologia da navegação por gestos.
Não se assuste se daqui a alguns anos você for ao mercado, ao médico ou a uma loja de eletroeletrônicos e ver alguém gesticulando em frente a uma tela ou um vidro. Pelo o que parece, você não está muito longe de se deparar com uma cena destas em breve, pois a navegação por gestos deixou de fazer parte dos filmes de ficção científica e começa a fazer parte do nosso cotidiano. O cinema tratou de abrir as portas da imaginação e proliferar a ideia de um mundo onde os computadores podem ser controlados por gestos. O filme Minority Report, de 2002, exibe várias cenas com navegação por movimentos, isso há quase dez anos atrás.
O futuro é agora
Não tão longe de Minority Report, hoje já é possível contar com vários projetos em andamento para desenvolver e aprimorar a navegação por gestos. Grandes empresas e universidades já estão investindo pesado nesta nova tecnologia, como, por exemplo, o MIT (Massachusetts Tecnology Institute) com o Sixth Sense, a Sony com o Motion Controller e claro, a Microsoft, que deixou o mundo de queixo caído ao apresentar o Project Natal, simplesmente, o que há de mais moderno e interativo no mundo dos games e navegação por gestos. Não dá para esquecer outra investida da Microsoft na área, com a mesa multitoque Surface e o Windows 7 que promete integrar recursos de navegação por gestos.
Espantoso?
Imaginar uma pessoa gesticulando para controlar um computador ou um videogame parece assustador ou algo ainda muito longe do nosso dia-a-dia. Entender como esta tecnologia funciona, pode ajudar a compreender como isso é e será possível.
Como funciona este tipo de navegação
Esta nova forma de navegação utiliza os gestos dos membros ou da face para reconhecer comandos e executar tarefas. Sendo assim, a navegação por gestos é o processo pelo qual os sinais de um usuário são interpretados por um software e reproduzidos em forma de comandos e ações. A maioria dos projetos em desenvolvimento partem do mesmo princípio para conseguir traduzir os gestos em comandos.
Em primeiro lugar, uma câmera identifica a pessoa e faz uma varredura dos pontos que são utilizados para estipular os comandos. Esses dados são interpretados por um software que reproduz estes movimentos, ou seja, se o software reconhece gestos com os braços, ele fará a leitura destes acenos e, de acordo com seu banco de dados, reproduzirá o comando que erguer o braço, por exemplo, designe. Além do reconhecimento de gestos e expressões faciais, já é possível utilizar o reconhecimento de voz, o que já é frequente em carros mais atuais.
Para entender melhor este tipo de navegação, assista ao vídeo abaixo, no qual o navegador Opera apresenta a possibilidade de navegação por gestos de uma maneira bem divertida e interessante, porém parece ser apenas uma brincadeira dos desenvolvedores, visto que o vídeo foi lançado em 1° de abril e nada de oficial apareceu até então. Mas dá para ter uma ideia de como isso virá a funcionar.
O Project Natal
A Microsoft, fabricante do Xbox, já começou a se aventurar e ir muito além do esperado no ramo da navegação por gestos. Na conferência que antecede a Electronic Entertainment Expo (E3) neste ano, a empresa desbancou os concorrentes e deixou o mundo de queixo caído ao apresentar sua nova proposta de periférico, a princípio para uma nova versão do Xbox 360. O Project Natal, nova investida da empresa no mundo do entretenimento, é o que há de mais moderno e próximo da realidade no campo da navegação por gestos.
O projeto tem por objetivo eliminar os controladores físicos e promover a imersão do jogador no jogo, tendo em vista que todos os movimentos executados por ele tendem a ser fielmente reproduzidos na tela. Sem dúvida, é um projeto ambicioso, mas de acordo com o vídeo oficial, se mostra em fase de desenvolvimento e com um resultado muito acima dos projetos desenvolvidos até o momento. No artigo “Microsoft revoluciona a forma de se jogar videogame” você pode ficar por dentro de tudo o que rolou na conferência da Microsoft ao na E3.
Sony Motion Controller
A Sony também mostrou na E3 um dos seus projetos voltados à navegação por gestos: o Sony Motion Controller. Um projeto não tão ambicioso quanto o da Microsoft, mas já é possível perceber que de futuro longínquo, a navegação por gestos vem despertando o interesse de muitas empresas e, em breve, fará parte do nosso cotidiano e do mundo dos games.
Não se assuste se daqui a alguns anos você for ao mercado, ao médico ou a uma loja de eletroeletrônicos e ver alguém gesticulando em frente a uma tela ou um vidro. Pelo o que parece, você não está muito longe de se deparar com uma cena destas em breve, pois a navegação por gestos deixou de fazer parte dos filmes de ficção científica e começa a fazer parte do nosso cotidiano. O cinema tratou de abrir as portas da imaginação e proliferar a ideia de um mundo onde os computadores podem ser controlados por gestos. O filme Minority Report, de 2002, exibe várias cenas com navegação por movimentos, isso há quase dez anos atrás.
O futuro é agora
Não tão longe de Minority Report, hoje já é possível contar com vários projetos em andamento para desenvolver e aprimorar a navegação por gestos. Grandes empresas e universidades já estão investindo pesado nesta nova tecnologia, como, por exemplo, o MIT (Massachusetts Tecnology Institute) com o Sixth Sense, a Sony com o Motion Controller e claro, a Microsoft, que deixou o mundo de queixo caído ao apresentar o Project Natal, simplesmente, o que há de mais moderno e interativo no mundo dos games e navegação por gestos. Não dá para esquecer outra investida da Microsoft na área, com a mesa multitoque Surface e o Windows 7 que promete integrar recursos de navegação por gestos.
Espantoso?
Imaginar uma pessoa gesticulando para controlar um computador ou um videogame parece assustador ou algo ainda muito longe do nosso dia-a-dia. Entender como esta tecnologia funciona, pode ajudar a compreender como isso é e será possível.
Como funciona este tipo de navegação
Esta nova forma de navegação utiliza os gestos dos membros ou da face para reconhecer comandos e executar tarefas. Sendo assim, a navegação por gestos é o processo pelo qual os sinais de um usuário são interpretados por um software e reproduzidos em forma de comandos e ações. A maioria dos projetos em desenvolvimento partem do mesmo princípio para conseguir traduzir os gestos em comandos.
Em primeiro lugar, uma câmera identifica a pessoa e faz uma varredura dos pontos que são utilizados para estipular os comandos. Esses dados são interpretados por um software que reproduz estes movimentos, ou seja, se o software reconhece gestos com os braços, ele fará a leitura destes acenos e, de acordo com seu banco de dados, reproduzirá o comando que erguer o braço, por exemplo, designe. Além do reconhecimento de gestos e expressões faciais, já é possível utilizar o reconhecimento de voz, o que já é frequente em carros mais atuais.
Para entender melhor este tipo de navegação, assista ao vídeo abaixo, no qual o navegador Opera apresenta a possibilidade de navegação por gestos de uma maneira bem divertida e interessante, porém parece ser apenas uma brincadeira dos desenvolvedores, visto que o vídeo foi lançado em 1° de abril e nada de oficial apareceu até então. Mas dá para ter uma ideia de como isso virá a funcionar.
O Project Natal
A Microsoft, fabricante do Xbox, já começou a se aventurar e ir muito além do esperado no ramo da navegação por gestos. Na conferência que antecede a Electronic Entertainment Expo (E3) neste ano, a empresa desbancou os concorrentes e deixou o mundo de queixo caído ao apresentar sua nova proposta de periférico, a princípio para uma nova versão do Xbox 360. O Project Natal, nova investida da empresa no mundo do entretenimento, é o que há de mais moderno e próximo da realidade no campo da navegação por gestos.
O projeto tem por objetivo eliminar os controladores físicos e promover a imersão do jogador no jogo, tendo em vista que todos os movimentos executados por ele tendem a ser fielmente reproduzidos na tela. Sem dúvida, é um projeto ambicioso, mas de acordo com o vídeo oficial, se mostra em fase de desenvolvimento e com um resultado muito acima dos projetos desenvolvidos até o momento. No artigo “Microsoft revoluciona a forma de se jogar videogame” você pode ficar por dentro de tudo o que rolou na conferência da Microsoft ao na E3.
Sony Motion Controller
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